PRIMEIRA PÁGINA | FOTOGRAFIA | SÉRIES | TWITTER | FACEBOOK
Destaque Quitandas e a volta aos tempos românticos Thiago Schwartz


Blog •

domingo, setembro 06, 2009

Sasha, Vanusa e nós mesmos

*Eduardo Daniel | www.twitter.com/eduardosdaniel

Quando Sasha escreveu sena no Twitter de Xuxa, justificado em seguida pela desculpa de sua mãe de que a menina fora alfabetizada em inglês (scene?) e quando Vanusa, executou o Hino Nacional Brasileiro no Primeiro Encontro dos Agentes Públicos do Estado de São Paulo da forma que todos viram, erguemos nossas foices e tochas incendiárias e partimos à forra como caçadores de bruxas na Idade Média.

Só esquecemos de olhar para nossos próprios traseiros e descortinar o véu da ignorância em que vive grande parte dos brasileiros no quesito respeito ao Hino Nacional e à Língua Portuguesa.

No caso de Sasha, a mãe poderia ter sido mais humilde em sua defesa, dizer que todos erram, ao invés de partir para a esnobação ao falar que a filha foi alfabetizada em inglês.

O erro é como um pequeno demônio à espreita do menor deslize.

Sasha é uma criança, que como qualquer outra nos dias atuais, se diverte em suas teias virtuais. Dados dão conta de que no Brasil o número de analfabetos é de 16 milhões. Eu ainda acrescento gente fina, importante, dona de fortuna, que não só é mal educado, literalmente, como também o é em termos comportamentais.

Quantos endinheirados você conhece que jamais leram um livro, na escrita são um horror, cometem os erros de português mais absurdos, desconhecem a história regional, nacional e mundial, e em conhecimentos gerais são verdadeiros fracassos?

Da Vanusa, não entrarei no mérito de suas alegações para os erros durante o hino, mas pedirei uma reflexão a nós: quantos brasileiros sabem cantar o Hino Nacional? Talvez nem a própria Vanusa o saiba, pois estava com uma pasta que devia ser a letra em um púlpito.

Vem de berço a ideia repugnante de que nosso hino é difícil. A criança com a idade contável nos dedos de apenas uma das mãos provavelmente ouviu que nossa canção maior é complicada. Mas como decoram funks, sertanejos, forrós, pagodes e orações de trás para frente e de frente para trás?

Vi muito analfabeto malhando a Sasha e muita gente que jamais cantou o Hino Nacional corretamente às gargalhadas assistindo a Vanusa. A turba ignara esbaldou-se nestes dias, mas não colocou um espelhinho nas “póprias” mazelas.

2 comentários:

Pedro disse...

exatamente.

Preco disse...

No final da década de 80, início da de 90, era moda os adolescentes decorarem Faroeste Caboclo, do Legião Urbana, uma música que tinha aproximadamente 170 versos. Mais que o dobro do Hino Nacional (50 versos, divididos em duas partes).

É praticamente uma obrigação decorar o hino.

Postar um comentário

 

CONTATO
Colaboradores Ana Carla Teixeira, Anderson Paes, Camila Rufine, Carlos Karan, Deyse Zarichta, Eduardo Daniel, Emanuela Silva, Emanuelle Querino,
Emmanuel Carvalho, Fabiano Bordignon, Fabrício Espíndola, Francine de Mattos, Gabriel Guedes, Germaá Oliveira, Guilherme Marcon, Isabel Cunha, Kellen Baesso, Manuela Prá, Patrícia Martins, Thiago Antunes, Thiago Schwartz, Tiago Tavares, Valter Ziantoni,Van Luchiari, Vanessa Feltrin, Vitor S. Castelo Branco, Viviany Pfleger

©2010 GeloEmMarte.com Todos os direitos reservados. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seus respectivos autores.