*Anderson Paes | www.twitter.com/andersonpaes
O mundo que conheci do lado de cá dos trópicos parece ter um espécie de consciência coletiva – apesar de que quase todos aqui são estrangeiros. Harmonia e coletividade. Coisas funcionando porque são bens comuns, bens de todos. Diferente de um certo egoísmo e indiferença ao sul do equador acerca de certas coisas públicas.
Não que aqui seja o nosso ideal de futuro, também existem erros, também há corrupção. Talvez políticos sejam iguais em todo o mundo – menos na Ásia, onde eles renunciam ou se matam quando são flagrados. Mas o povo é diferente – e alguns brasileiros também formam o povo daqui.
Então, os brasileiros, quando num lugar em ordem, entram na mesma freqüência e agem como aquela sociedade funciona? E por que não no Brasil? Há um jeitinho pra tudo!
Nossas leis que falham. Por que os brasileiros respeitam as leis em outros países? Por medo; porque elas funcionam. Não há respeito com o que rege o Brasil. Aliás, algo rege o Brasil?
Não tô buscando os defeitos do país onde nasci – e que às vezes até posso me orgulhar –, nem pretendo mostrar as qualidades daqui. Não busco a comparação. Busco alternativas para que possamos mudar nosso pedaço do mundo, nosso povo. É possível.
Um dia tento listar de que modo... por enquanto tenho mais perguntas que respostas.
1 comentários:
Concordo plenamente com você, Anderson... se as leis aqui, aliás, se a punição para o descumprimento das leis aqui fosse mais severa, as pessoas aqui também respeitariam melhor nosso Brasilzão. Fico feliz que existam pessoas com uma consciência tão favorável à mudança coletiva. Parabéns pelo pensamento e pelo texto... Dá uma olhadinha no meu blog tbm. Sabe, perdi meus seguidores lá, se você quiser voltar a me seguir, ficarei grata =D
Abração http://marciadenardi.blogspot.com/
Postar um comentário