PRIMEIRA PÁGINA | FOTOGRAFIA | SÉRIES | TWITTER | FACEBOOK
Destaque Quitandas e a volta aos tempos românticos Thiago Schwartz


Blog •

terça-feira, novembro 03, 2009

Paralisia Facial Periférica

*Anderson Paes | www.twitter.com/andersonpaes

Era um dia agradável quando ele entrou em seu carro e partiu para a praia, na cidade vizinha. Após procurar um local para estacionar, subiu até seu apartamento e deixou a mochila. Não havia ninguém em casa. Passava das 17h30 do dia 7 de janeiro de 2004, quando foi à praia com uma amiga e juntos saíram a caminhar pela areia. Andaram um por alguns minutos e pararam pouco antes de um dos pontos mais movimentados da Praia do Mar Grosso, em Laguna (SC).

Ali sentaram e conversaram – de tudo um pouco. Entre uma fala e outra, ele sentiu a musculatura de sua boca puxar para cima. Estranhou a fisgada, mas ficou por aquilo mesmo. Passado algum tempo, foram embora.

Sozinho em casa, ele foi cruzando o apartamento até chegar no banheiro da suíte. Tirando a camisa, foi logo ao espelho sobre a pia para ver se havia algo errado com sua boca. Havia! Foi quando percebeu que ao sorrir não conseguia mais mexer o lado esquerdo do rosto. Tudo era puxado para o lado direito. Seu sorriso estava torto.

Ligou de imediato para a irmã e foram para o Hospital de Laguna. Diagnóstico: Paralisia Facial Periférica. Recomendações médicas: procurar um neurologista na cidade vizinha (Tubarão) no dia seguinte; enquanto isso, compre chicletes para a musculatura não ficar parada por muito tempo.
— Feito.

No dia seguinte, em Tubarão, exames de todos os tipos. Medicação: nove injeções de um remédio do qual não lembra o nome; mais uns comprimidos de vitamina B e coisas que qualquer hipocondríaco ficaria satisfeito. Ah, e fisioterapia por alguns meses. Início do tratamento: Já! E em breve uma tomografia só para verificar se não houve problemas maiores.

Durante o período de tratamento,
sentiu-se inconformado com a
fragilidade de um tal de nervo facial.

Durante o período de tratamento, sentiu-se inconformado com a fragilidade de um tal de nervo facial. Pois agora, sequer podia fazer bochecho ao escovar os dentes, ou tomar qualquer tipo de bebida em copos normais – precisava de canudos. Ao mesmo tempo sentia-se bem por saber que o mesmo nervo, que considerou frágil, possuía a capacidade de se regenerar. Coisas do corpo humano!

Ao mesmo tempo sentia-se bem
por saber que o mesmo nervo possuía
a capacidade de se regenerar.

E assim aconteceu. Pouco antes de completar dois meses do fatídico dia na praia, e de ter passado pelas injeções e fisioterapia, ele já estava 99% recuperado. Sentia a musculatura do lado esquerdo da face novamente. Tudo estava quase normal, a não ser pelo reflexo um pouco lento do olho esquerdo em fotos com flash – o que logo recuperou.

A história acima é real e aconteceu comigo. Resolvi narrar este caso que vivi porque muitos ainda desconhecem a Paralisia Facial Periférica (PFP) ou Paralisia de Bell – aquela que os mais velhos insistem em dizer que é por causa da mudança brusca de temperatura –, e por isso acabam deixando para depois um tratamento que pode reverter 100% a situação.

As razões para a ocorrência da PFP sao desconhecidas. Acredita-se que alguns eventos possam prejudicar o nervo facial, como um trauma ou inflamação (em contato) na região por onde passa o tal nervo. A mudança brusca de temperatura, para os que ainda creem, é uma opção descartada pelos médicos. "Caso contrário, quem trabalha em frigorífico seria alvo fácil para a PFP", afirmam alguns.

Enfim, o problema se resolveu. Tratamento químico de imediato e exercício para que a musculatura não venha a atrofiar é a resposta. Pouco tempo depois tudo volta ao normal.

___
Mais sobre a PFP: Ayrton Senna e Sylvester Stallone passaram pela mesma situação, mas na época não havia o tratamento atual; A PFP pode atingir pessoas de ambos os sexos e de todas as idades – lembro de um menino de três anos que estava na fisioterapia pelo mesmo motivo que eu; Quanto antes iniciar o tratamento mais chances de voltar ao que era antes; Alguns casos, quando não tratados logo no início, exigem cirurgias corretivas.

4 comentários:

Anônimo disse...

É anderson desde o lutimo dia 28/12/2009 3 dias
antes de 2010 também fui surprendida pela paralisia,éta negocio ruim sô,estou começando a rotina que um dia foi sua,e fico aliviada em saber que tudo volta ao normal.

Anônimo disse...

TAMBEM ESTOU PASSANDO POR ISSO E HORRIVEL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

12 anos atrás tive no lado esquerdo e agora outra paralisia, só que no lado direito.

Anônimo disse...

estou com pfp a 4meses e 18dias,tomei muito remedio antibioticos 14dias,coticoides 5 dias,vitaminas 90comprimidos,fisioterapias a 4meses e 17 dias,ja consigo fechar o olho,a boca agora esta repuchando pro outro lado.espero que melhore...

Postar um comentário

 

CONTATO
Colaboradores Ana Carla Teixeira, Anderson Paes, Camila Rufine, Carlos Karan, Deyse Zarichta, Eduardo Daniel, Emanuela Silva, Emanuelle Querino,
Emmanuel Carvalho, Fabiano Bordignon, Fabrício Espíndola, Francine de Mattos, Gabriel Guedes, Germaá Oliveira, Guilherme Marcon, Isabel Cunha, Kellen Baesso, Manuela Prá, Patrícia Martins, Thiago Antunes, Thiago Schwartz, Tiago Tavares, Valter Ziantoni,Van Luchiari, Vanessa Feltrin, Vitor S. Castelo Branco, Viviany Pfleger

©2010 GeloEmMarte.com Todos os direitos reservados. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seus respectivos autores.