PRIMEIRA PÁGINA | FOTOGRAFIA | SÉRIES | TWITTER | FACEBOOK
Destaque Quitandas e a volta aos tempos românticos Thiago Schwartz


Blog •

quinta-feira, setembro 17, 2009

Ouro negro: o petróleo do pré-sal

*Emanuelle Querino | www.twitter.com/manuquerino

Se você está ligado no noticiário já deve ter ouvido falar no pré-sal, que tem alguma coisa a ver com petróleo e gás, e que tem alguma coisa que está fazendo com que isto seja assunto de discussão no Congresso e no país inteiro. Quer saber o que é essa coisa? Dinheiro.

O petróleo que é encontrado depois do pré-sal tem as qualidades preservadas. O pré-sal é uma camada que fica há mais de 7 mil metros de profundidade, abaixo do mar, se estendendo por 800 quilômetros do litoral brasileiro. Essa extensão vai desde o Espírito Santo até Santa Catarina. Faz parte três bacias sedimentares: Santos, Campos e Espírito Santo.

Outros campos de petróleo já foram encontrados no pré-sal, o principal é o de Tupi. A diferença é que a nova descoberta indica que existe muito mais petróleo naquela área. A Petrobras acredita que Tupi tenha entre 5 e 8 bilhões de barris de petróleo, mas os novos cálculos indicaram que essa capacidade pode ficar entre 12 e 30 bilhões de barris.

“Moro num país tropical, abençoado...”

Agora veja, o Brasil produz pouco mais de 13 bilhões de barris por ano (dados da ANP – Agência Nacional de Petróleo). Com a exploração das novas reservas poderia até dobrar a produção de óleo e gás. Ficaríamos entre os 10 países mais produtores do mundo. É uma sorte grande!

Acontece que a Petrobrás ainda não tem certeza dessa capacidade. E isso não permite que se saiba ao certo quando vamos poder começar a extrair e quanto dinheiro iremos lucrar. Iremos, ou irão. Ainda não se decidiu como será a exploração.

Como existem diversas possibilidades de lucro, e a grana que vai rolar é bem alta, a área do pré-sal não vai ser leiloada antes da definição da nova Lei do Petróleo. O governo tem falado em investir os lucros na educação, como forma de reverter o benefício para os mais pobres. Para a exploração, fala-se em criar uma nova empresa estatal – a Petrosal. E esta, então, contrataria outras empresas petrolíferas para dividir os custos, já que este tipo de negócio é muito caro.

E toda essa indefinição só causa discussão, porque cada estado quer receber o chamado royalty, que são os direitos sobre a posse. Se há petróleo no seu terreno, você tem direito de receber uma porcentagem do lucro, porque o que existe abaixo da terra é, por lei, da união.

Mas muita água, ou muito petróleo, ainda vai rolar até o fim dessa história.

7 comentários:

Raul Seixas disse...

Os estrangeiros
Eu sei que eles vão gostar
Tem o Atlântico
Tem vista pro mar
A Amazônia
É o jardim do quintal
E o dólar dele
Paga o nosso mingau...

Raul Seixas disse...

Seu Peixuxa antigamente
Foi chamado de Deus dos mares
"Inda" guarda em casa um tridente
E quando eu olho
O mar com petróleo
Eu rezo a Peixuxa que ele fisgue essa gente

Otto disse...

http://tiobartolomeu.blogspot.com/

Anônimo disse...

Esse nome é sacanagem com o Lula né? PreFal hahaha

Caio Sedano disse...

Eu como estudante da Engenharia de Petróleo, tenho certas indormações de geólogos da Petrobrás provilegiadas. Estima-se que o pré-sal todo tem cerca 1,2 trilhão de barris de petróleo. Aqui no ES já foi escavado poços e produziram em boa quantidade.

Vira Latas disse...

Estudante de Engenharia que escreve "indormações" e "provilegiadas"?
Seria mais proveitoso se tivesse feito Letras.....

Anônimo disse...

Pode ser um estudante de engenharia com problema no dedo... o D fica do lado o F e o O do lado do I! Até o Lula tem problema no dedo rsrsrs
Deixa o piá escrever!

Ah e bom texto ^^

Postar um comentário

 

CONTATO
Colaboradores Ana Carla Teixeira, Anderson Paes, Camila Rufine, Carlos Karan, Deyse Zarichta, Eduardo Daniel, Emanuela Silva, Emanuelle Querino,
Emmanuel Carvalho, Fabiano Bordignon, Fabrício Espíndola, Francine de Mattos, Gabriel Guedes, Germaá Oliveira, Guilherme Marcon, Isabel Cunha, Kellen Baesso, Manuela Prá, Patrícia Martins, Thiago Antunes, Thiago Schwartz, Tiago Tavares, Valter Ziantoni,Van Luchiari, Vanessa Feltrin, Vitor S. Castelo Branco, Viviany Pfleger

©2010 GeloEmMarte.com Todos os direitos reservados. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seus respectivos autores.