Tubarão, sul de Santa Catarina. Uma cidade tranquila. O rio que corta a cidade tem nas margens árvores grandes que parecem cantar com o vento. À margem direita, na rua Lauro Müller, há uma casa de número 666.
As residências, por aqui, são numeradas de acordo com a distância que estão do início da rua. Se um prédio estiver distante 100 metros de onde a rua começa, terá o número 100 estampado em sua fachada.
No caso do número 666 tudo estaria em ordem, não fosse a coincidência de no local existir uma casa que pertence à Congregação da Divina Providência. Como sugere o nome da entidade, “Deus quis assim”.
“Aqui está a sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número de homem. E esse número é seiscentos e sessenta e seis” Apocalipse 13:18
É estranho pensar que uma ordem cristã aceite o número do que eles chamam de “a besta”, do oposto do seu Deus; de quem, para eles, fará mal ou até mesmo porá fim a este mundo. Estranho, também, é uma das freiras dizer que desconhecia o número da “própria” casa. “Não sabia não, meu filho! Mas vou procurar saber”, disse a velha senhora em seu hábito branco e azul acinzentado, numa conversa informal nos bastidores de um programa de rádio onde eu era o produtor.
“Mas o número marca a distância da casa (do início da rua), não é nada demais”, retrucou uma outra pessoa presente no estúdio. Em todo caso, poderiam ter trocado o simbólico número por 668. A numeração continuaria dentro dos limites do terreno, já que a casa seguinte é de número 700.
Resta a dúvida: se quem trabalha com a fé faz pouco caso do que está na Bíblia, o que vendem afinal? A mesma Congregação é responsável pelo Colégio São José e o Hospital Nossa Senhora da Conceição. Talvez o ceticismo da medicina tenha alcançado certos setores da religião. É mais lucrativo – pode-se fazer da casa um ponto turístico.
22 comentários:
Essa é nova: "o pior cego, é aquele que não quer ver".
Nossa, nada a ver relacionar o número da casa ao descaso com o texto bíblico. Só fanático leva tudo "ao pé da letra". Faltou pauta hj? rs
Até hoje na Igreja Católica, a grande maioria das tradições advindas do Novo Testamento são levadas ao pé da letra. Seria uma incoerência interpretar parte das escrituras como realidade e parte como algo que possa ser desconsiderado.
Falta coerência no discurso da igreja. Quanto a numeração da casa tudo bem, a casa ta lá, naquela metragem... coincidência é de Quem é a casa. Eles não se importam pq já ganham dinheiro o suficiente, já tem nome feito, não precisam mais "vender" tanto aquela coisa de "bonzinho". É isso rsrs
Crianças, deixe-lhes explicar como funciona: dá dinheiro? Então faz. Não dá? Então corta!
Hoje é o que imteressa, as "emprejas" só crescem assim.
O caso é bem ilustrado, mas não acho que seja algo importante demais pra se importarem, talvez acertar isso na prefeitura e etc...
É. A Igreja ainda se acha onipotente, vide a posição da mesma contra aquele caso do médico que realizou um aborto em uma menina de 11 anos e foi excomungado, ou a proibição da utilização de camisinhas para diminuir o problema da AIDS na África: Ela diz ser errado, então É errado e pronto.
Quase toda fé repousa sobre pilares de dogmas. Mexer num desses pilares, por mais natural que possa parecer, é mexer nas estruturas de uma instituição fragilizada.
*"interessa" OH MY GOD!
fui amaldiçoado pela blasfêmia :(
Alguém conhece o Tio Bartolomeu?
http://tiobartolomeu.blogspot.com/
Eu conheço, é parente de dois caras aqui do blog... =x
Eis o mistério da fé...
O nº 666 numa casa de freiras até que é interessante (legalzinho). Mas duas coisas:
- Não tem que ler a Biblia ao pé da letra (que fez isso é alguns evangelicos - por isso tem um munte de igrejinha nova por aí). A Besta é o império Romano nada mais...
- Católicos não devem ser superticiosos, não gostar de 13 ou 666 é supertição (Com Deus não há supertição).
Supertição é o Mussum vestido de azul, com uma cueca vermelha por cima e uma capa.
(antes que digam que o comentário foi racista, essa era uma piada antiga do Ary Toledo. Processem ele.)
Eu sou ateu, graças a Deus.
Esse Eduardo não sou eu!
caralho ow vontade de criticar
só pra constar, estudei muito nessa area, o numero 666 na biblia representava julio cezar imperador da epoca q perseguia cristaos, por isso chamado de besta.
o numero representa tbm para os catolicos poder.
tanto q está presente na mitra papal (chapelao do papa)
se fosse realmente do capeta o papa naum usaria. vai cuida da propria vida e deixa a igreja com seus pecados em paz.
Caro Sr. Anônimo,
não se ofenda nem tome as dores... a questão não é quem é ou deixa de ser a besta, mas a incoerencia praticada – para atingir que fins, só Deus sabe (caso ele realmente exista).
Quanto a cuidar da própria vida e cada um com seus pecados, é algo um tanto pessoal. Mas recomendo a leitura do artigo "Vou para o inferno?" do colega Eduardo Daniel; segue o link:
http://www.geloemmarte.com/2009/08/vou-para-o-inferno.html
Obrigado pela atenção e visita.
gostei da crítica ;P
é muito $$$ nisso, isso sim!!
beijim
Ah gente...Vai dizer que vocês não tem medo da Xuxa cantando que marcou um X o coração de vocês?
Repetindo o refrão TRÊS vezes!
XIS ao contrário= SIX.....SIX três vezes=666!!!
(A Xuxa não me engana)
kk,morri com a unitilidade desse post
mas inutil ainda eu comentando aqui
só achei coincidencia pq eu vo
viaja pra tubarão no feriado.
Post polêmico é post bom.
Sempre surgirão os críticos, e alguém que conhece mais sobre um assunto do que outras pessoas. (estando o anônimo certo ou não)
Se não houver discussão, e apresentação de novos pontos de vista, ninguém aprenderá.
É a lei da vida. (evolução)
Só um adendo à incoerência: A casa possui dois andares, diversos empregados, um jardim que ultrapassa totalmente os padrões das casas das redondezas (a casa está cravada no centro da cidade), etc, etc...
Não é lá muito condizente com a imagem de freiras que estamos acostumados a ver: Clausura, votos de pobreza e celas apertadas no convento...
interessante e inusitado a coincidência,valeu o conto deste fato gostei.
Postar um comentário