PRIMEIRA PÁGINA | FOTOGRAFIA | SÉRIES | TWITTER | FACEBOOK
Destaque Quitandas e a volta aos tempos românticos Thiago Schwartz


Blog •

sexta-feira, setembro 04, 2009

O número 666

*Anderson Paes | www.twitter.com/andersonpaes

Tubarão, sul de Santa Catarina. Uma cidade tranquila. O rio que corta a cidade tem nas margens árvores grandes que parecem cantar com o vento. À margem direita, na rua Lauro Müller, há uma casa de número 666.

As residências, por aqui, são numeradas de acordo com a distância que estão do início da rua. Se um prédio estiver distante 100 metros de onde a rua começa, terá o número 100 estampado em sua fachada.

No caso do número 666 tudo estaria em ordem, não fosse a coincidência de no local existir uma casa que pertence à Congregação da Divina Providência. Como sugere o nome da entidade, “Deus quis assim”.

“Aqui está a sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número de homem. E esse número é seiscentos e sessenta e seis” Apocalipse 13:18

É estranho pensar que uma ordem cristã aceite o número do que eles chamam de “a besta”, do oposto do seu Deus; de quem, para eles, fará mal ou até mesmo porá fim a este mundo. Estranho, também, é uma das freiras dizer que desconhecia o número da “própria” casa. “Não sabia não, meu filho! Mas vou procurar saber”, disse a velha senhora em seu hábito branco e azul acinzentado, numa conversa informal nos bastidores de um programa de rádio onde eu era o produtor.

“Mas o número marca a distância da casa (do início da rua), não é nada demais”, retrucou uma outra pessoa presente no estúdio. Em todo caso, poderiam ter trocado o simbólico número por 668. A numeração continuaria dentro dos limites do terreno, já que a casa seguinte é de número 700.

Resta a dúvida: se quem trabalha com a fé faz pouco caso do que está na Bíblia, o que vendem afinal? A mesma Congregação é responsável pelo Colégio São José e o Hospital Nossa Senhora da Conceição. Talvez o ceticismo da medicina tenha alcançado certos setores da religião. É mais lucrativo – pode-se fazer da casa um ponto turístico.

22 comentários:

Rafa disse...

Essa é nova: "o pior cego, é aquele que não quer ver".

Anônimo disse...

Nossa, nada a ver relacionar o número da casa ao descaso com o texto bíblico. Só fanático leva tudo "ao pé da letra". Faltou pauta hj? rs

Preco disse...

Até hoje na Igreja Católica, a grande maioria das tradições advindas do Novo Testamento são levadas ao pé da letra. Seria uma incoerência interpretar parte das escrituras como realidade e parte como algo que possa ser desconsiderado.

renan disse...

Falta coerência no discurso da igreja. Quanto a numeração da casa tudo bem, a casa ta lá, naquela metragem... coincidência é de Quem é a casa. Eles não se importam pq já ganham dinheiro o suficiente, já tem nome feito, não precisam mais "vender" tanto aquela coisa de "bonzinho". É isso rsrs

Raph4 disse...

Crianças, deixe-lhes explicar como funciona: dá dinheiro? Então faz. Não dá? Então corta!
Hoje é o que imteressa, as "emprejas" só crescem assim.
O caso é bem ilustrado, mas não acho que seja algo importante demais pra se importarem, talvez acertar isso na prefeitura e etc...

Preco disse...

É. A Igreja ainda se acha onipotente, vide a posição da mesma contra aquele caso do médico que realizou um aborto em uma menina de 11 anos e foi excomungado, ou a proibição da utilização de camisinhas para diminuir o problema da AIDS na África: Ela diz ser errado, então É errado e pronto.

Quase toda fé repousa sobre pilares de dogmas. Mexer num desses pilares, por mais natural que possa parecer, é mexer nas estruturas de uma instituição fragilizada.

Raph4 disse...

*"interessa" OH MY GOD!
fui amaldiçoado pela blasfêmia :(

Anônimo disse...

Alguém conhece o Tio Bartolomeu?

http://tiobartolomeu.blogspot.com/

Preco disse...

Eu conheço, é parente de dois caras aqui do blog... =x

Eduardo disse...

Eis o mistério da fé...

EduALuc disse...

O nº 666 numa casa de freiras até que é interessante (legalzinho). Mas duas coisas:
- Não tem que ler a Biblia ao pé da letra (que fez isso é alguns evangelicos - por isso tem um munte de igrejinha nova por aí). A Besta é o império Romano nada mais...
- Católicos não devem ser superticiosos, não gostar de 13 ou 666 é supertição (Com Deus não há supertição).

Preco disse...

Supertição é o Mussum vestido de azul, com uma cueca vermelha por cima e uma capa.

(antes que digam que o comentário foi racista, essa era uma piada antiga do Ary Toledo. Processem ele.)

Edir disse...

Eu sou ateu, graças a Deus.

Eduardo disse...

Esse Eduardo não sou eu!

Anônimo disse...

caralho ow vontade de criticar

só pra constar, estudei muito nessa area, o numero 666 na biblia representava julio cezar imperador da epoca q perseguia cristaos, por isso chamado de besta.
o numero representa tbm para os catolicos poder.
tanto q está presente na mitra papal (chapelao do papa)
se fosse realmente do capeta o papa naum usaria. vai cuida da propria vida e deixa a igreja com seus pecados em paz.

Anderson disse...

Caro Sr. Anônimo,

não se ofenda nem tome as dores... a questão não é quem é ou deixa de ser a besta, mas a incoerencia praticada – para atingir que fins, só Deus sabe (caso ele realmente exista).

Quanto a cuidar da própria vida e cada um com seus pecados, é algo um tanto pessoal. Mas recomendo a leitura do artigo "Vou para o inferno?" do colega Eduardo Daniel; segue o link:

http://www.geloemmarte.com/2009/08/vou-para-o-inferno.html

Obrigado pela atenção e visita.

Gabi disse...

gostei da crítica ;P
é muito $$$ nisso, isso sim!!
beijim

Deyse Zarichta disse...

Ah gente...Vai dizer que vocês não tem medo da Xuxa cantando que marcou um X o coração de vocês?
Repetindo o refrão TRÊS vezes!
XIS ao contrário= SIX.....SIX três vezes=666!!!

(A Xuxa não me engana)

fran disse...

kk,morri com a unitilidade desse post
mas inutil ainda eu comentando aqui
só achei coincidencia pq eu vo
viaja pra tubarão no feriado.

Pedro disse...

Post polêmico é post bom.

Sempre surgirão os críticos, e alguém que conhece mais sobre um assunto do que outras pessoas. (estando o anônimo certo ou não)

Se não houver discussão, e apresentação de novos pontos de vista, ninguém aprenderá.

É a lei da vida. (evolução)

Preco disse...

Só um adendo à incoerência: A casa possui dois andares, diversos empregados, um jardim que ultrapassa totalmente os padrões das casas das redondezas (a casa está cravada no centro da cidade), etc, etc...

Não é lá muito condizente com a imagem de freiras que estamos acostumados a ver: Clausura, votos de pobreza e celas apertadas no convento...

Anônimo disse...

interessante e inusitado a coincidência,valeu o conto deste fato gostei.

Postar um comentário

 

CONTATO
Colaboradores Ana Carla Teixeira, Anderson Paes, Camila Rufine, Carlos Karan, Deyse Zarichta, Eduardo Daniel, Emanuela Silva, Emanuelle Querino,
Emmanuel Carvalho, Fabiano Bordignon, Fabrício Espíndola, Francine de Mattos, Gabriel Guedes, Germaá Oliveira, Guilherme Marcon, Isabel Cunha, Kellen Baesso, Manuela Prá, Patrícia Martins, Thiago Antunes, Thiago Schwartz, Tiago Tavares, Valter Ziantoni,Van Luchiari, Vanessa Feltrin, Vitor S. Castelo Branco, Viviany Pfleger

©2010 GeloEmMarte.com Todos os direitos reservados. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seus respectivos autores.