PRIMEIRA PÁGINA | FOTOGRAFIA | SÉRIES | TWITTER | FACEBOOK
Destaque Quitandas e a volta aos tempos românticos Thiago Schwartz


Blog •

sexta-feira, julho 03, 2009

Um pensador no calçadão

*Eduardo Daniel | www.twitter.com/eduardosdaniel

De repente a estátua se mexeu. Ajeitou sua túnica, que assim como todo o resto em seu corpo, está pintada de cinza e desceu do banquinho. Apanhou a caixa de sapatos que utiliza como ofertório, guardou as poucas moedas e cuidadosamente contou alguns trocados em cédulas amassadas.

Deu alguns passos diante dos olhos perplexos de algumas pobres crianças e foi ao bar do calçadão. Também tinha o direito de se refrescar à sombra. Suava às bicas. Pediu uma cerveja. Pagou com um orgulho mal disfarçado. O dinheiro era dele. Trabalhou por ele. Que importa se umas velhas carolas passavam e lhe lançavam olhares raivosos?

Entre o zunzunzum da lanchonete, a estátua maltrapilha conseguiu se concentrar na TV enquanto tomava sem pressa sua cerveja barata.

Viu, sem demonstrar surpresa, o presidente Lula receber a visita do capitão da Seleção Brasileira campeão da Copa das Confederações, depois de já ter pedido pessoalmente a presença do Corinthians, campeão da Copa do Brasil, na Capital Federal.

— É bom brincar de dono do mundo – matutou a estátua (que não era a obra prima de Auguste Rodin), mas também pensava.

Terminou o seu refresco em goles lentos no intervalo vespertino, limpou um bigode de cerveja que se formou acima da boca, retocou a maquiagem e voltou para seu banquinho.

Enquanto se esforçava para manter o equilíbrio e a postura, seguiu com seus botões, cada vez mais introspectivo:

— O engraçado é que nos anos da ditadura essa mesma turma que agora recebe jogador de futebol e a Seleção Brasileira, deve ter torcido contra a esquadra nacional na Copa do Mundo de 1970 e malhado de alienado quem torcia a favor do Brasil.

E a estátua indaga:

— Que militante de esquerda não torcia o nariz diante da propaganda que os milicos faziam com o ufanismo causado pelo sucesso do futebol aqui na Terra de Vera Cruz? É verdade que mesmo entre os mais radicais, aquela Copa serviu de anestésico e quer queira, quer não queira, assoviavam o “90 milhões em ação, pra frente Brasil, salve a Seleção”, enquanto se arrepiavam ao ouvir a Internacional Comunista.

Quando os pensamentos da estátua estavam prestes a desaparecer feito nuvem passageira, um transeunte com a camisa do Corinthians, aparentando ser mais miserável que ele próprio, deixou umas moedas na caixinha e despertou um último suspiro no solitário artista:

— Enquanto o Lula recebe jogadores de futebol ele não deu nem uma passadinha na Flip. Aliás, ele sabe que está acontecendo? Sabe o que é? Precisa avisar que é Flip e não Felipe, o goleiro do seu Corinthians...

0 comentários:

Postar um comentário

 

CONTATO
Colaboradores Ana Carla Teixeira, Anderson Paes, Camila Rufine, Carlos Karan, Deyse Zarichta, Eduardo Daniel, Emanuela Silva, Emanuelle Querino,
Emmanuel Carvalho, Fabiano Bordignon, Fabrício Espíndola, Francine de Mattos, Gabriel Guedes, Germaá Oliveira, Guilherme Marcon, Isabel Cunha, Kellen Baesso, Manuela Prá, Patrícia Martins, Thiago Antunes, Thiago Schwartz, Tiago Tavares, Valter Ziantoni,Van Luchiari, Vanessa Feltrin, Vitor S. Castelo Branco, Viviany Pfleger

©2010 GeloEmMarte.com Todos os direitos reservados. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seus respectivos autores.