PRIMEIRA PÁGINA | FOTOGRAFIA | SÉRIES | TWITTER | FACEBOOK
Destaque Quitandas e a volta aos tempos românticos Thiago Schwartz


Blog •

segunda-feira, junho 29, 2009

Queria tanto um santo assim!

*Eduardo Daniel | www.twitter.com/eduardosdaniel

Estou pra ver homem de santo tão forte quanto o do escritor, ex-presidente da república e senador José Ribamar Ferreira de Araújo Costa (quem? José Sarney, que utiliza o nome do pai, Sarney de Araújo Costa, desde 1965).

Não deve ser a toa que o maranhense, senador, curiosamente, pelo poderosíssimo Amapá há 19 anos, foi o 31º presidente do Brasil. Pois então, notou a mística? Inverteu 31º? Brasil, il, il!

Quem pensa apenas no presente pra dizer que Sarney é um cabra de sorte precisa esticar a memória. Tudo bem que ele deve estar tão feliz quanto a Revista Veja (que vende como água, capas de tragédias), com a queda do avião da Air France, a morte de Michael Jackson e a conquista da Copa das Confederações pela Seleção Brasileira.

Para cada fato desses, José Sarney, autor de mais de 22 livros e dono da cadeira número 38 da Academia Brasileira de Letras, deve agradecer a São Fidelis de Sigmaringa, o santo do dia 24 de abril, seu nascimento.

Ou alguém assiste na TV mais do que três minutos algo sobre os escândalos envolvendo o senador e seus queridos parentes?

Coincidências a parte, a família Sarney controla o conglomerado Sistema Mirante de Comunicação, dono de três retransmissoras de televisão (afiliadas à Rede Globo), seis emissoras de rádio e o jornal O Estado do Maranhão.

Mas lá atrás, há exatos 24 anos, num dia 21 de abril, a sorte sorria com todos seus dentes imaculados para o “dotô” José Sarney. Quando morreu Tancredo Neves de causas até hoje fantasiadas pelos paranóicos, Sarney tornou-se presidente da Terra de Vera Cruz e os bons ventos parecem nunca mais ter parado de soprar em seu rosto.

A sorte de Sarney está ali, penduradinha nele, zombando das nossas caras, enquanto o presidente do Senado nomeia seus protegidos e os paga com dinheiro que não é dele.

No final disso tudo, é só escolher o sabor e não esquecer de pedir a borda com catupiry.

___
*Eduardo Daniel é jornalista, crê na Justiça apesar dos pesares, mas por via das dúvidas, pra não alimentar os parasitas, prefere mesmo é votar nulo.

1 comentários:

Anderson Paes disse...

Pois, "eis o mistério da fé".

Postar um comentário

 

CONTATO
Colaboradores Ana Carla Teixeira, Anderson Paes, Camila Rufine, Carlos Karan, Deyse Zarichta, Eduardo Daniel, Emanuela Silva, Emanuelle Querino,
Emmanuel Carvalho, Fabiano Bordignon, Fabrício Espíndola, Francine de Mattos, Gabriel Guedes, Germaá Oliveira, Guilherme Marcon, Isabel Cunha, Kellen Baesso, Manuela Prá, Patrícia Martins, Thiago Antunes, Thiago Schwartz, Tiago Tavares, Valter Ziantoni,Van Luchiari, Vanessa Feltrin, Vitor S. Castelo Branco, Viviany Pfleger

©2010 GeloEmMarte.com Todos os direitos reservados. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seus respectivos autores.