PRIMEIRA PÁGINA | FOTOGRAFIA | SÉRIES | TWITTER | FACEBOOK
Destaque Quitandas e a volta aos tempos românticos Thiago Schwartz


Blog •

quarta-feira, junho 09, 2010

Próprio rabo

*Eduardo Daniel | www.twitter.com/eduardosdaniel

Acostumados a Copas do Mundo no continente europeu, nos espantam os problemas escancarados na África do Sul às vésperas do décimo nono campeonato mundial de futebol.

Nós brasileiros demonstramos profunda preocupação quanto ao sucesso deste mundial no que se diz respeito à segurança, transporte e organização.

Quando lemos notícias da segregação sul africana e dos bairros de extrema pobreza, nos esquecemos de nossas mazelas expostas em favelas e periferias de todas as sedes da Copa de 2014, a ser realizada no Brasil.

A África do Sul, ao contrário dos países europeus, não cultiva a utilização dos trens. É previsível então que os aeroportos se tornem verdadeiros purgatórios para os turistas e jornalistas presentes na Copa.

Fitamos este cenário que se demonstra caótico com distanciamento incorreto, uma vez que, em um país muitas vezes maior que a África do Sul, temos estradas péssimas e as ferrovias para passageiros não ligam mais do que meros quilômetros em estradas de ferro históricas e interioranas. Além de termos problemas crônicos em nossos aeroportos.

Ouvimos falar de violência, roubos, assaltos e mortes na África do Sul, como se a próxima Copa do Mundo fosse ser realizada na Suiça e não aqui, no Brasil. Como se nossas capitais fossem exemplares Vienas, Oslos e Bernas.

Falamos do racismo na África do Sul como quem não convive com o preconceito e a desigualdade diariamente à porta. Nos indignamos com Soweto e esquecemos das Rocinhas, Mangueiras, Morros do Alemão e Cidades de Deus espalhados por todo o Brasil.

Nossa imprensa nos informa dos desvios de dinheiro e atrasos nas obras da Copa na África do Sul e parecemos esquecer que em nossa Copa este será mais um recorde a ser batido facilmente no país da falcatrua e do jogo sujo do rabo preso.

Se nós olhamos para esta Copa com desconfiança, imagino como os europeus a analisam. E, já aguardo temeroso, pela forma com a qual irão tratar de assuntos como segurança, transporte e organização no país do Carnaval e do samba em 2014...

2 comentários:

Kellen Baesso disse...

Realmente costumamos olhar apenas para os defeitos dos outros. Quero só ver o Brasil rebolar para conseguir terminar as obras em tempo. Uma coisa eles já estão começando a fazer, tentar esconder as "imperfeições" das grandes cidades brasileiras dos visitantes.

Amílcar Tavares disse...

Bem visto caro Eduardo! Vocês também levarão com tudo isso aí. Vivo em Portugal e até já deixei de ver as TV's nativas pois é sempre o mesmo, embora haja coisas boas na África do Sul para mostrar.

Postar um comentário

 

CONTATO
Colaboradores Ana Carla Teixeira, Anderson Paes, Camila Rufine, Carlos Karan, Deyse Zarichta, Eduardo Daniel, Emanuela Silva, Emanuelle Querino,
Emmanuel Carvalho, Fabiano Bordignon, Fabrício Espíndola, Francine de Mattos, Gabriel Guedes, Germaá Oliveira, Guilherme Marcon, Isabel Cunha, Kellen Baesso, Manuela Prá, Patrícia Martins, Thiago Antunes, Thiago Schwartz, Tiago Tavares, Valter Ziantoni,Van Luchiari, Vanessa Feltrin, Vitor S. Castelo Branco, Viviany Pfleger

©2010 GeloEmMarte.com Todos os direitos reservados. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seus respectivos autores.