PRIMEIRA PÁGINA | FOTOGRAFIA | SÉRIES | TWITTER | FACEBOOK
Destaque Quitandas e a volta aos tempos românticos Thiago Schwartz


Blog •

domingo, junho 13, 2010

Mobilização de araque

*Eduardo Daniel | www.twitter.com/eduardosdaniel

O brasileiro é engraçado. Se você costuma ouvir rádio AM, principalmente na parte da manhã, em cidades do interior, já percebeu a quantidade de gente reclamando de benfeitorias da prefeitura. É buraco na rua, faixa de pedestre com a pintura gasta, terreno baldio abandonado, entre outras.

Agora, é chegar a Copa do Mundo que muitos daqueles que esperam pela mão acolhedora do poder público colocam a mão na massa. Basta passar a vista nos jornais ou mesmo abrir os olhos para o seu entorno para perceber a quantidade de ruas decoradas, paralelepípedos pintados e bandeirinhas penduradas com temas brasileiros.

Por que, afinal de contas, no dia-a-dia, a nossa rua é a rua do prefeito? Por que esta mobilização só acontece em razões festivas, tais como em Copa do Mundo e Carnaval?

Charles de Gaulle disse que os franceses levariam apenas cinco minutos para limpar Paris: bastaria, para isso, que cada um limpasse a frente de sua casa. Nada custaria aos brasileiros uma mobilização do tipo desta que ocorre de quatro em quatro anos na hora de melhorias em sua própria rua.

Outro momento em que o brasileiro se mobiliza é em eleições. No entanto, a mobilização neste caso é um tanto quanto diferente. Se nas Copas do Mundo e Carnavais, a mobilização não resulta de nenhum interesse pessoal direto que não a mera diversão, nas eleições, a grande maioria dos envolvidos esperam um retorno. Ou alguém ainda acredita que quase todos aqueles que enchem seus carros de adesivos e as casas de placas dos candidatos não receberam ou esperam receber algo em troca? Uma vírgula!

E nos jogos do Brasil que acontecerem às 15h30? Acho justo que liberem os torcedores para assistirem as partidas. Mas e se fosse ao contrário, se o empresário pedisse duas horas extras sem gratificações como um apoio extra à empresa? E se fosse para voltarem ao trabalho depois da partida para cumprirem aquelas duas horas folgadas?

- Ah, que isso, e a festa se o Brasil vencer? – esbravejariam os vagabundos!

0 comentários:

Postar um comentário

 

CONTATO
Colaboradores Ana Carla Teixeira, Anderson Paes, Camila Rufine, Carlos Karan, Deyse Zarichta, Eduardo Daniel, Emanuela Silva, Emanuelle Querino,
Emmanuel Carvalho, Fabiano Bordignon, Fabrício Espíndola, Francine de Mattos, Gabriel Guedes, Germaá Oliveira, Guilherme Marcon, Isabel Cunha, Kellen Baesso, Manuela Prá, Patrícia Martins, Thiago Antunes, Thiago Schwartz, Tiago Tavares, Valter Ziantoni,Van Luchiari, Vanessa Feltrin, Vitor S. Castelo Branco, Viviany Pfleger

©2010 GeloEmMarte.com Todos os direitos reservados. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seus respectivos autores.