PRIMEIRA PÁGINA | FOTOGRAFIA | SÉRIES | TWITTER | FACEBOOK
Destaque Quitandas e a volta aos tempos românticos Thiago Schwartz


Blog •

segunda-feira, outubro 05, 2009

Mugir ou não mugir...

*Camila Rufine | www.twitter.com/camilarufine

Eis a questão.

Ao me despedir da minha avó em Mamborê (PR), horas antes de pegar o ônibus rumo à São Paulo, ela me mandou ter cuidado e finalizou, dizendo:

— Lembre-se sempre que touro em pasto alheio é vaca.

E essas palavras não saíram mais da minha cabeça. Dona Lídia pode até ter suas ideias malucas, mas essa foi uma que fez todo o sentido. Não que eu estivesse com sonhos encantados de ser amada e respeitada aqui nos Unáitidisteits, mas também não tinha pensado tão seriamente sob essa ótica.

Que diabos eu tenho na cabeça de vir para outro país limpar bumbum de bebê?

Sábado passado, foi exatamente isso que o cobrador do trem em Chicago me perguntou. Respondi educadamente que aqui poderia estudar o que queria. Ele não sentiu firmeza na minha resposta, mas fez que aham com a cabeça. E era balela minha mesmo. Eu não menti para ele, mas ainda não tinha vocaulário e segurança suficientes para explicar que não era por eu achar que merda americana cheirasse a flores. Que na verdade eu estava desempregada e sem currículo e essa foi a alternativa mais diferente e barata que encontrei para dar um up geral. Que era para eu colocar fotos legais no Orkut. Que era pra tentar recomeçar – outra vez.

Decidi largar a segurança do meu pasto por uma porção de razões coerentes e outras bem sem noção. Pode ser que aqui eu seja apenas a vaquinha mais mixuruca do pasto. Mas, quem sabe, só de poder pastar nesse gramado de cá por um ano, eu possa entender porque é que touros de todo o mundo querem tanto ser vacas nesse rebanho.

2 comentários:

Eduardo Daniel disse...

Ótimo texto! Um libelo contra a covardia e a acomodação.

Não se esqueça que o Brasil e os Estados Unidos foram feitos por touros que foram pastar em outros pastos e que a maioria daí, como daqui, é herdeira de gente de outras terras.

Siga firme, forte e determinada!

Preco disse...

Belo texto mesmo.. Há tempos não lia algo que me transportasse dessa maneira.

Mas os touros só passam a ser vacas quando aceitam ser castrados. Se quiserem te castrar, muda de pasto. Não aceite ser parte do rebanho, como muitos que se acomodam mundo afora...

Postar um comentário

 

CONTATO
Colaboradores Ana Carla Teixeira, Anderson Paes, Camila Rufine, Carlos Karan, Deyse Zarichta, Eduardo Daniel, Emanuela Silva, Emanuelle Querino,
Emmanuel Carvalho, Fabiano Bordignon, Fabrício Espíndola, Francine de Mattos, Gabriel Guedes, Germaá Oliveira, Guilherme Marcon, Isabel Cunha, Kellen Baesso, Manuela Prá, Patrícia Martins, Thiago Antunes, Thiago Schwartz, Tiago Tavares, Valter Ziantoni,Van Luchiari, Vanessa Feltrin, Vitor S. Castelo Branco, Viviany Pfleger

©2010 GeloEmMarte.com Todos os direitos reservados. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seus respectivos autores.