PRIMEIRA PÁGINA | FOTOGRAFIA | SÉRIES | TWITTER | FACEBOOK
Destaque Quitandas e a volta aos tempos românticos Thiago Schwartz


Blog •

sábado, outubro 03, 2009

Charles Darwin: ousadia e atualidade

*Emanuelle Querino | www.twitter.com/manuquerino

Foi assunto na mídia: os 200 anos de nascimento de Charles Darwin e 150 de publicação do livro A origem das Espécies. Pela importância do assunto imagino que apareça alguma coisa sobre ele nos vestibulares, concursos e Enem. Mas mais do que isso é importante conhecer o trabalho de um homem que pensou diferente dos homens do seu tempo.

Entre todos os estudos dele, o fato ter criado uma teoria que era contra as crenças da Igreja Católica ficou na História. “Darwin, homem que matou Deus” foi o título de uma das matérias de capa da revista Superinteressante, em 2007. Porém, as últimas linhas da reportagem diziam que talvez Darwin, com sua teoria, tivesse apenas encontrado onde Deus estava.

A teoria da evolução contraria o criacionismo defendido pela Igreja. Foi o primeiro debate científico internacional do mundo. Darwin afirmava que os seres vivos sofriam mudanças em sua formação de acordo com o ambiente em que viviam. A pesquisa do biólogo inglês levou anos para ficar pronta.

Ciência X religião

O que nem todo mundo sabe é que Darwin era bastante religioso e até queria ser sacerdote quando jovem. Mas ao aprofundar seus estudos via que eles entravam em choque com as explicações diferentes da Igreja para a origem da vida. A esposa dele também era muito religiosa e tinha medo de ir para o céu e o marido para o inferno, por causa da ciência. Depois de muito tempo, Charles Darwin se declarou agnóstico.

Alfred Wallace foi outro biólogo que viajou com Darwin, em 1831, a bordo do pequeno navio de exploração científica Beagle. Ele percebeu as mesmas características de seleção natural durante a volta ao mundo, principalmente nas Ilhas Galápagos, no Equador. Sem saber, ambos escreveram secretamente sobre a mesma teoria. Quando Darwin publicou o livro “A origem das espécies” dividiu o crédito da descoberta com o amigo. Por medo da revolução que tudo aquilo poderia causar isso só aconteceu em 1859.

Um dos maiores escândalos para a época foi a afirmação de que o homem descendia do macaco e não era superior aos outros animais. Como os tempos mudam, as teorias de Darwin são a base da biologia moderna. Com a evolução da ciência novos estudos têm encontrado mais provas para o que ele já dizia há tanto tempo atrás.

Darwin na cidade maravilhosa

Ele apresenta quatro observações principais: 1) o crescimento da população está relacionado com o potencial de reprodução de cada espécie; 2) o tamanho da população depende da disponibilidade de alimento, presença de predadores e locais para a procriação; 3) Cada organismo de uma espécie tem capacidades diferentes para uma mesma condição (reprodutiva, alimentar) e isto pode ser favorável ou contrário à sua existência e 4) parte das aptidões são hereditárias.

Nosso ilustre personagem de hoje até passou pelo Brasil. Em abril de 1832 a expedição passou pelo Rio de Janeiro e fez estas anotações sobre o corcovado: “Um naturalista na Inglaterra tem uma vantagem sobre os outros ao encontrar com freqüência alguma coisa que valha a pena. Aqui ele sofre do agradável aborrecimento de não ser capaz de andar 100 metros sem ficar amarrado por uma nova e maravilhosa criatura”.

6 comentários:

Anônimo disse...

Pequeno detalhe: o homem NÃO descende do macaco (e Darwin nunca afirmou isso).

Preco disse...

Quanto preciosismo linguístico, meu caro...
A afirmação proferida por Darwin, e defendida por evolucionistas atualmente é a de que homens e macacos são galhos saídos de um mesmo tronco, ideia tão absurda, na época, quanto o homem ser descendente da Chita.

E ótimo texto, Manu... Seria o Rio de Janeiro a nova Galápagos?

João disse...

Exercício de lógica!
– Homens e macacos vieram de um ancestral comum;
– Homens evoluíram, deste ancestral, mais do que os macacos – logo, o ancestral comum é mais próximo do macaco que dos Homens; e na falta de um nome específico – já que não o conhecemos de fato –, os termos "macaco" ou "primata" até que condizem com a história;
Logo, o Homem descende do macaco, primata ou "disso", se assim preferes!

Anônimo disse...

REVELAÇÃO / EXORTAÇÃO:
Urge propagarmos na terra, a certeza de que Jesus Cristo ja vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber, criando Irmãos espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõem o titulo do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE CRIA ESSA AÇÃO DE CRISTO. (LC.15.28) E cumpriu-se a escritura que diz: (JB.14.17) O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis, porque Ele habita convosco e estará em vós. Regozijemo-nos ante a presença do Nosso Senhor, e façamos jus ao poder do saber que o Filho do Homem traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade. .

(MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FORA NÃO HAVER NASCIDO:

E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber, e entender quem é o Filho do Homem:

E O FILHO DO HOMEM É O ESPIRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ.

(MC.14.41) – CHEGOU A HORA, O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO ENTREGUE NAS MÃOS DOS PECADORES. E hoje, quem quiser interagir com o Filho do Homem, deve buscar “A Bibliogênese de Israel”, que já está disponível na internet. E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta.

Anônimo disse...

O problema é que depois desse história de filho do homem... todo mundo virou filho da p.... evolução? ahuahua

Arnaldo Ribeiro disse...

O ESPÍRITO DOS PROFETAS REVELA O QUE ESTÁ ESCONDIDO NAS PARÁBOLAS BÍBLICAS:
(MT.15.18) – E chamando Jesus os seus discípulos, disse: (MC.14.41) Ainda dormis e repousais? Basta! (LC.8.10) - A vós outros é dado conhecer os mistérios do reino de Deus; aos demais, fala-se por parábolas, para que, vendo, não vejam, e, ouvindo, não entendam: (2CO.10.7) – Observai o que está evidente, na recomposição das 116 letras e dos 4 sinais, que compõe esta parábola:
(AP.2.7) – QUEM TEM OUVIDOS OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS:AO VENCEDOR DAR-LHE-EI QUE SE ALIMENTE DA ÀRVORE DA VIDA, QUE SE ENCONTRA NO PARAÍSO DE DEUS:
(LC,20.17) – Que quer dizer, pois, o que está escrito? Quer dizer que hoje podemos ler, entender e saber ensinar que:
AGORA O CRISTO VIVO ESCREVE ENSINANDO O HOMEM A SER DE DEUS: QUER QUE O ESPÍRITO QUE É DONO DA VERDADE, ESPIRITUALIZE A ALMA QUE É DONA DA JUSTIÇA:
(JB.14.1) – Não se turbe o vosso coração, credes em Deus, crede também em mim; (EC.12.14) – porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até mesmo as que estão escondidas, quer sejam boas quer sejam más. (JB.21.14) – Este é o discípulo que dá testemunho destas cousas e que as escreveu, e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro; (IS.28.26) pois o seu Deus assim o instrui devidamente e o ensina.

Postar um comentário

 

CONTATO
Colaboradores Ana Carla Teixeira, Anderson Paes, Camila Rufine, Carlos Karan, Deyse Zarichta, Eduardo Daniel, Emanuela Silva, Emanuelle Querino,
Emmanuel Carvalho, Fabiano Bordignon, Fabrício Espíndola, Francine de Mattos, Gabriel Guedes, Germaá Oliveira, Guilherme Marcon, Isabel Cunha, Kellen Baesso, Manuela Prá, Patrícia Martins, Thiago Antunes, Thiago Schwartz, Tiago Tavares, Valter Ziantoni,Van Luchiari, Vanessa Feltrin, Vitor S. Castelo Branco, Viviany Pfleger

©2010 GeloEmMarte.com Todos os direitos reservados. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seus respectivos autores.