PRIMEIRA PÁGINA | FOTOGRAFIA | SÉRIES | TWITTER | FACEBOOK
Destaque Quitandas e a volta aos tempos românticos Thiago Schwartz


Blog •

quinta-feira, outubro 08, 2009

Argentina, cuidado com o Peru!

*Eduardo Daniel | www.twitter.com/eduardosdaniel

Pensei – pode não parecer, mas eu penso – em começar este texto com a batida expressão: “a vingança é um prato que se come frio”. Mas, porém, todavia, quem sabe, “vingança” propriamente dita não seria o sentimento do Peru em relação à Argentina desde aquela Copa do Mundo de 1978. Um acerto de contas com o passado para tirar um peso das costas, talvez se enquadre melhor.

Amiúde os deuses do esporte vivem pregando peças em todo mundo.

A Argentina vivia em 1978 uma das mais brutais ditaduras da América Latina. Sob o comando do presidente militar, o tenente-general Jorge Rafael Videla, o regime totalitário platino viu naquela copa uma oportunidade de anestesiar o país e desviar o foco das violações dos direitos humanos cometidos contra los hermanos opositores ao governo.

Diferente de hoje, a Copa de 1978 não teve semifinal. Dois grupos com quatro seleções cada, duelaram entre si. O primeiro de cada chave disputou a final. No grupo um, a Holanda ficou à frente de Itália, Alemanha Ocidental e Áustria. Pelo grupo dois, de uma forma obscura, deu Argentina

Na última rodada o Brasil venceu a Polônia por 3x1 e colocou um pé na final. Os argentinos precisavam vencer o Peru por uma diferença de quatro gols. Na escolha dos horários dos jogos a história começou a ser moldada em favor da Seleção Argentina. A Fifa, de uma hora para outra, resolveu adiantar o jogo dos brasileiros para a tarde, atendendo pedidos das emissoras de TV locais, que alegavam estarem se adaptando a transmissão em cores. Os argentinos entraram em campo a noite, já sabendo de quanto precisariam vencer.

E em uma atuação vexatória do goleiro Quiroga – argentino naturalizado peruano – o Peru levou seis, não marcou nenhum e a vaga ficou com os argentinos. Esta história mal contada é alvo até hoje das mais inventivas teorias. Desde subornos entre dirigentes e jogadores, ao envolvimento dos mais altos quadros governamentais de Argentina e Peru em colaboração militar. Não bastasse, o jornal inglês Sunday Times denunciou uma fraude nos testes antidoping dos argentinos. Segundo o periódico um homem teria sido contratado apenas para urinar.

Moralmente, para os brasileiros, o Brasil foi o campeão, por ter sido eliminado invicto da Copa. Na final, a Argentina venceu a Holanda – sem o craque Johan Cruijff, que não foi ao torneio em protesto contra a ditadura – por 3x1.

E lá se foram sete Copas do Mundo. Muita coisa mudou. Tudo parecia resolvido. Aí aqueles benditos deuses do futebol resolvem colocar de novo o Peru no caminho da Argentina. Para Freud é um prato cheio!

Sábado às 19h (horário de Brasília) a Argentina pega – no bom sentido – o Peru mais uma vez em um momento delicado. O Peru vem atrás de todo mundo – no bom sentido novamente, é o lanterna das Eliminatórias –, mas promete dar de tudo para vencer a seleção de Maradona. Se perder, os argentinos praticamente dão adeus à Copa da África do Sul.

A imprensa peruana diz que os jogadores e a população querem resgatar a honra perdida em 1978. E mais, querem repetir um feito histórico: a última vez que os argentinos ficaram fora de uma Copa do Mundo foi em 1970 e, adivinhem quem os eliminou? "Piiiiiiiiiiruuuu!? Glu, glu, glu, glu!"

0 comentários:

Postar um comentário

 

CONTATO
Colaboradores Ana Carla Teixeira, Anderson Paes, Camila Rufine, Carlos Karan, Deyse Zarichta, Eduardo Daniel, Emanuela Silva, Emanuelle Querino,
Emmanuel Carvalho, Fabiano Bordignon, Fabrício Espíndola, Francine de Mattos, Gabriel Guedes, Germaá Oliveira, Guilherme Marcon, Isabel Cunha, Kellen Baesso, Manuela Prá, Patrícia Martins, Thiago Antunes, Thiago Schwartz, Tiago Tavares, Valter Ziantoni,Van Luchiari, Vanessa Feltrin, Vitor S. Castelo Branco, Viviany Pfleger

©2010 GeloEmMarte.com Todos os direitos reservados. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seus respectivos autores.