PRIMEIRA PÁGINA | FOTOGRAFIA | SÉRIES | TWITTER | FACEBOOK
Destaque Quitandas e a volta aos tempos românticos Thiago Schwartz


Blog •

segunda-feira, setembro 21, 2009

'Brasil, meu Brasil brasileiro'

*Emanuelle Querino | www.twitter.com/manuquerino

Você conhece bem a cultura e os costumes brasileiros? Os problemas sociais, conflitos históricos, as lendas e as diferenças desse nosso país continental? Falamos sempre da importância de conhecer outras culturas, saber como e porque o mundo gira e as coisas acontecem. Mas hoje o assunto é outro e bem mais perto de você.

Filmes como Estação Carandiru, Pixote e Cidade de Deus representam problemas sociais com raízes na colonização. Não dá pra achar que a violência e o tráfico de drogas em comunidades onde o Estado não tem mais controle sejam culpa apenas dos governos atuais. Não tem como assistir a esses filmes e não pensar no porque de tanta diferença social.

Quando acabou a escravidão, em 1888, os escravos não tinham onde morar, onde trabalhar e nem sustento. Foram obrigados a ir morar mais longe dos centros e começaram a criar grupos que precisavam das suas próprias regras e autoridades. A ideia de liberdade é muito bonita e justa, mas o Brasil precisava de planejamento para receber os novos cidadãos.

“Gigante pela própria natureza”

Quando ouvimos que o Petróleo é nosso, o Pré-sal é nosso, o Biocombustível é nosso, a Amazônia é nossa, estamos fazendo uma relação com a frase de Getúlio sobre o petróleo brasileiro, lá em 1930. Os tempos mudam, os valores também e acabamos sem saber a origem e os motivos de vivermos neste tipo de sociedade. Vale lembrar que somos uma nação que foi colonizada e explorada. Nossas riquezas eram todas levadas para a Europa. Quando a Corte voltou para Portugal ainda levou todo o ouro e dinheiro que tinham guardados aqui.

De fora parece que no Brasil é sempre tudo muito bom. E é uma pena que poucas pessoas se deem conta de que é preciso prestar atenção na política para não deixar que as coisas que são decididas hoje se tornem um problema amanhã.

É importante preservar e valorizar a cultura brasileira. E só estudando é que vamos conhecer porque as coisas acontecem de um jeito no norte e de outro jeito no sul. Por que a forma de governo que temos é assim? Por que temos este tipo de ensino? Como cada região resolve seus problemas.

Conhecer a sua cidade, o seu estado e o seu país é o primeiro passo pra entender os problemas que eles têm. Assim como é preciso conhecer a fórmula do veneno para fazer o antídoto, você só vai poder argumentar suas soluções para a sociedade se souber por que as coisas são assim.

0 comentários:

Postar um comentário

 

CONTATO
Colaboradores Ana Carla Teixeira, Anderson Paes, Camila Rufine, Carlos Karan, Deyse Zarichta, Eduardo Daniel, Emanuela Silva, Emanuelle Querino,
Emmanuel Carvalho, Fabiano Bordignon, Fabrício Espíndola, Francine de Mattos, Gabriel Guedes, Germaá Oliveira, Guilherme Marcon, Isabel Cunha, Kellen Baesso, Manuela Prá, Patrícia Martins, Thiago Antunes, Thiago Schwartz, Tiago Tavares, Valter Ziantoni,Van Luchiari, Vanessa Feltrin, Vitor S. Castelo Branco, Viviany Pfleger

©2010 GeloEmMarte.com Todos os direitos reservados. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seus respectivos autores.