PRIMEIRA PÁGINA | FOTOGRAFIA | SÉRIES | TWITTER | FACEBOOK
Destaque Quitandas e a volta aos tempos românticos Thiago Schwartz


Blog •

domingo, julho 05, 2009

Liberdade de Expressão ou Liberdade de Restrição?

*Gabriel Guedes | www.twitter.com/gabrielzguedes

Tarde de domingo em São Leopoldo. O céu de brigadeiro dos últimos dias cedeu lugar a um tom "leitoso", sem graça. Estou aqui tomando um chimarrão enquanto resolvo estrear de vez no Gelo em Marte, quebrando a hegemonia do Anderson Paes e do Eduardo Daniel durante esta primeira semana de site no ar. Foi o tempo que me restou para escrever. Durante a semana o tempo voa. Principalmente pelo tempo dedicado ao trabalho na redação.

Em meio a discussão provocada diante da queda do diploma de bacharel em Jornalismo, me chamou atenção a justificativa das empresas jornalísticas. Uma delas, é a defesa da liberdade de expressão, que estaria supostamente restringida em detrimento do documento. Algo que eu não consigo compreender exatamente por ser contraditório.
Nas últimas semanas, eu e meus colegas, tivemos de lidar com matérias sobre a nossa classe e que foram vetadas de publicação. Uma delas foi a intitulada Quarenta senadores já assinaram PEC que prevê exigência de diploma, publicada pela Agência Brasil no dia 24 de junho. No dia seguinte, resolvi conferir a Zero Hora, a Folha de S. Paulo e o Estadão. Para minha surpresa, a mesma situação: matéria não publicada. Justamente por causa de um alinhamento editorial articulado pelas empresas.

Se liberdade de expressão é poder falar de tudo e mais um pouco, no caso dos maiores jornais do Brasil isso significa a liberdade de restrição. A liberdade de publicar o que lhes é conveniente e vêm a atender os interesses nos bastidores do negócio. É a parcialidade vendida sob o selo da imparcialidade, da independência. Mas isso o pobre leitor nem imagina que aconteça.

No dia 29 de junho recebi um e-mail de Caçador (SC), da minha ex-colega de faculdade, a jornalista Nicole Trevisol. Era um press release e uma foto sobre uma greve na principal empresa calçadista desta cidade do meio-oeste catarinense. Mas havia um apelo. E o transcrevo abaixo, na íntegra.
"Colegas, peço a ajuda de todos para que seja possível a divulgação deste fato. Em greve desde segunda-feira, dia 23, os trabalhadores da empresa Viposa estão mobilizados em busca de um melhor salário. Entretanto, a categoria tem enfrentado retaliações da mídia local que tem estado apática e indiferente sobre esta situação."
Coitado de nós, jornalistas. Se não fosse a internet...

1 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo texto caro amigo!

Fui comentar teu texto e saiu um outro, por isso vou lapidar com mais atenção e logo em breve publicarei.

Abraço!

Postar um comentário

 

CONTATO
Colaboradores Ana Carla Teixeira, Anderson Paes, Camila Rufine, Carlos Karan, Deyse Zarichta, Eduardo Daniel, Emanuela Silva, Emanuelle Querino,
Emmanuel Carvalho, Fabiano Bordignon, Fabrício Espíndola, Francine de Mattos, Gabriel Guedes, Germaá Oliveira, Guilherme Marcon, Isabel Cunha, Kellen Baesso, Manuela Prá, Patrícia Martins, Thiago Antunes, Thiago Schwartz, Tiago Tavares, Valter Ziantoni,Van Luchiari, Vanessa Feltrin, Vitor S. Castelo Branco, Viviany Pfleger

©2010 GeloEmMarte.com Todos os direitos reservados. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seus respectivos autores.