PRIMEIRA PÁGINA | FOTOGRAFIA | SÉRIES | TWITTER | FACEBOOK
Destaque Quitandas e a volta aos tempos românticos Thiago Schwartz


Blog •

quarta-feira, junho 16, 2010

As conclusões precipitadas da Copa

*Guilherme Marcon | http://www.twitter.com/guimmarcon

A primeira rodada da copa do mundo não deixou uma boa impressão. E penso que impressão é o máximo que se pode extrair dela. Digo isso porque vi muitas pessoas na TV e na internet concluindo destinos de várias seleções na competição apenas com base no primeiro jogo e pior, que esta é a pior Copa de todos os tempos.



Esta imagem ilustra bem o que quero dizer. Um dos colunistas afirma que a Argentina tem time, o outro, afirma que ela não tem. Qual deles tem razão? A meu ver, nenhum dos dois. Em apenas uma partida não podemos concluir que a Argentina é só Messi, que não é só Messi, tampouco que Messi não é jogador "de seleção".

Do mesmo modo, não podemos afirmar que a Espanha "não é tudo o que dizem", que "amarela em Copas", que isso é histórico e etc, só porque perdeu hoje. Como disse Mano Menezes em seu blog, a Suíça teve sucesso no que se propôs a fazer, teve méritos e merece os parabéns, todavia, como Mano salientou: "Os suíços têm plena consciência de que só poderiam tentar vencer os espanhóis jogando da maneira como jogaram. Provavelmente, ao se enfrentarem dez vezes, irão perder oito – mas continuarão pensando da mesma maneira, por saberem de suas características e limitações".

De outro lado, a Alemanha surpreendeu a todos pelo futebol vistoso e envolvente, algo raramente visto em jogos dos alemães há um bom tempo. Entretanto, essa seleção foi alvo de duas conclusões precipitadas. Antes do jogo, a equipe de transmissão da Globo falou e repetiu: "essa é a pior Alemanha dos últimos tempos, ainda mais sem o Ballack. Sempre teve dificuldades nas últimas Copas e nessa terá ainda mais.

Durante o jogo, Galvão e Casagrande ficaram surpresos - e nós também, é verdade – devido ao bom futebol apresentado. O problema é que de patinho feio da copa a Alemanha passou – em apenas uma partida – a grande favorita, a ponto de o Galvão, mais tarde, dizer "surgiu a primeira finalista da Copa. Será que eu acerto esta?".

Quanto ao Brasil, infelizmente não me surpreendi. O problema do time em jogar contra equipes retrancadas é ressaltado há muito tempo pela imprensa, foi visto e revisto durante as eliminatórias. Furar retrancas não é fácil pra nenhum time, mas para essa equipe, com Gilberto Silva, Elano e Felipe Melo no meio campo, fica ainda mais difícil. Ainda mais se jogarem com pouca movimentação, como ontem. Soma-se a isso o fato de o Kaká não ser um armador e ainda não estar nas melhores condições físicas e técnicas nesta temporada, sobretudo no que diz respeito ao ritmo de jogo.

Nem por isso podemos dizer que o time é uma droga – embora não jogue bonito como todo torcedor brasileiro sonha. Creio que essa impressão mudará nas próximas partidas, pois os outros times do Grupo têm mais recurso técnico e não deverão ficar na retranca, o que possibilitará mais espaços pra jogar, principalmente no contragolpe, arma muito forte desse time do Dunga.

Por fim, enfatizo a impossibilidade de se antecipar o destino dos times na competição com apenas uma rodada utilizando o jogo de abertura da segunda. Na primeira rodada do Grupo A, a África do Sul jogou bem, não venceu devido aos erros de finalização e há também quem reclame de um pênalti (pra mim não houve). Muitos externaram opiniões no sentido de que eles tinham muitas chances de se classificar, tendo em vista o futebol apresentado. Em Contrapartida, o Uruguai fez um jogo ruim contra a França, ambos foram muito criticados. No entanto, no jogo de hoje, Uruguai jogou bem e a África do Sul não manteve o nível da primeira rodada. 3x0. Já ouvi e li pessoas dizendo que o Uruguai "vai chegar".

Quer dizer então que se a Alemanha jogar mal a próxima partida torna a ser o patinho feio? Se a Espanha golear será favorita novamente? Se Messi e os demais hermanos derem show amanhã serão imbatíveis e se perderem serão só Messi ou "nem Messi"? E, por último, se todos – ou a maioria – dos jogos da segunda rodada forem como o de hoje teremos uma ótima Copa? É Assim?

Tenhamos mais prudência, impressões e opiniões não se confundem com conclusões e sentenças. A Copa pode melhorar.

2 comentários:

rogerio disse...

A Alemanha se deu mal hj rs

Anônimo disse...

Muito bom post mesmo cara...o pior é q esses caras ainda ganham pra fazer isso, ser comentarista de futebol é o trabalho mais facil do mundo.

Postar um comentário

 

CONTATO
Colaboradores Ana Carla Teixeira, Anderson Paes, Camila Rufine, Carlos Karan, Deyse Zarichta, Eduardo Daniel, Emanuela Silva, Emanuelle Querino,
Emmanuel Carvalho, Fabiano Bordignon, Fabrício Espíndola, Francine de Mattos, Gabriel Guedes, Germaá Oliveira, Guilherme Marcon, Isabel Cunha, Kellen Baesso, Manuela Prá, Patrícia Martins, Thiago Antunes, Thiago Schwartz, Tiago Tavares, Valter Ziantoni,Van Luchiari, Vanessa Feltrin, Vitor S. Castelo Branco, Viviany Pfleger

©2010 GeloEmMarte.com Todos os direitos reservados. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seus respectivos autores.