PRIMEIRA PÁGINA | FOTOGRAFIA | SÉRIES | TWITTER | FACEBOOK
Destaque Quitandas e a volta aos tempos românticos Thiago Schwartz


Blog •

domingo, janeiro 03, 2010

Dos planos e escolhas

*Viviany Pfleger

Já tem três dias que o ano 10 começou, e o post do balanço do fim do ano ainda estava ali, nos fazendo lembrar da performance do Gelo em Marte em 2009. Amanhã é segunda-feira, recomeço de trabalho. Estão todos recuperados do fim de ano, ou ainda se encontram no trânsito e nas intermináveis filas após o feriadão...

Sem esperas pelo carnaval vamos ao post número um, certo? Diferente destes acontecimentos rotineiros do Brasil, minha virada do ano não foi tão comum assim. Foi bem diferente por sinal, e comemorada – com champagne – sobrevoando o Atlântico, com destino à Lisboa; o primeiro contato com a Europa, antes de pôr meus pés em Londres. Nem tudo é privilégio assim fácil, tudo tem seu preço, e que preço!

A TAP é uma boa companhia aérea, mas não conheço as demais que vão pro exterior pra poder fazer alguma comparação. O vôo fornecia atualizações precisas de distância, velocidade, temperatura externa, além de dar a opção pra ouvir música, ver filme, jogar videogame, e fazer compras no ar – duty free. A comida de Portugal não é das melhores, sabe? Então, nada como a opção "B": um bom pão com manteiga.

Os aeroportos de Lisboa e Londres são gigantes, e é preciso percorrer corredores e mais corredores até achar o terminal de vôo ou da localização da bagagem. Por um instante se pode pensar: O que eu vim fazer aqui?, mas é tudo muito bem sinalizado, não têm como se perder. Então retoma-se o desejo inicial da viagem e fica tudo bem.

Em Londres as liquidações de inverno já começaram. Tem coisas bem baratinhas, comparáveis ao preço do Brasil. Pena que o almoço – Pizza Hut individual – mais barato custa em torno de 8... libras. Multiplique por 3 e sonhe com um churrasco suculento do Brasil.

Estar na Europa é se imaginar no topo do mapa, e quando alguém, ou você mesmo fala do Brasil, já mentaliza uma região lááá do hemisfério sul. Vê o mapa de cima e de cabeça pra baixo. Tudo diferente. Por aqui muita coisa é melhor, mas outras não. Prefiro considerar que é diferente e que temos que aprender também a viver com o que é diferente.

A gente fica bem (ou mal?) acostumado com a nossa rotina e nem tentamos enxergar um pouco além do nosso portão, da nossa cidade, do nosso país. Ok, por horas isto nem faz diferença! E para algumas pessoas nunca fará. Mas sinceramente, é legal ver a grandeza e a diversidade de tudo. Aprende-se mais, aceita-se melhor algumas coisas, desafia-se, e tudo por conta de uma decisão de mudança, ou curiosidade, ou necessidade – ou turismo mesmo. Vale a pena, e nada de ter medos! O medo só fará com que se evite e deixe de viver coisas novas. Às vezes precisamos de desafios.

Está sendo bom começar um ano novo deste jeito, no velho mundo, sendo que em todo fim e início de ano é bom que pensemos sobre o que queremos pra ele, pra que não passe em branco ou corrido, sem desejos e sonhos realizados. Não é a administração que diz que é preciso fazer planos prévios, mas a vida.

Se você não se programar, dificilmente terá dinheiro pra viajar, comprar um carro, casar, ter filhos. Todos sabemos que existem simplicidades que não devem obedecer regras, e isto é bom que continue desde jeito. Porém, pra atingirmos outras coisas precisamos aprender a escolher, priorizar, e o mais importante: coragem. Feliz 2010.

0 comentários:

Postar um comentário

 

CONTATO
Colaboradores Ana Carla Teixeira, Anderson Paes, Camila Rufine, Carlos Karan, Deyse Zarichta, Eduardo Daniel, Emanuela Silva, Emanuelle Querino,
Emmanuel Carvalho, Fabiano Bordignon, Fabrício Espíndola, Francine de Mattos, Gabriel Guedes, Germaá Oliveira, Guilherme Marcon, Isabel Cunha, Kellen Baesso, Manuela Prá, Patrícia Martins, Thiago Antunes, Thiago Schwartz, Tiago Tavares, Valter Ziantoni,Van Luchiari, Vanessa Feltrin, Vitor S. Castelo Branco, Viviany Pfleger

©2010 GeloEmMarte.com Todos os direitos reservados. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seus respectivos autores.