PRIMEIRA PÁGINA | FOTOGRAFIA | SÉRIES | TWITTER | FACEBOOK
Destaque Quitandas e a volta aos tempos românticos Thiago Schwartz


Blog •

sábado, setembro 26, 2009

Nem tanta sombra e água fresca

*Emanuelle Querino | emanuellequerino@hotemail.com

É só olhar para os lados e ver: a galera com mais de 60 anos está em todo lugar. Seja nas lanchonetes, em cursos, universidades, academias, nas praias e por aí vai. Por já estarem aposentados, na maioria das vezes, nossos vovôs e vovós estão com o tempo livre pra curtir a vida. E às vezes pode até dar inveja em alguns jovens, já que eles recebem um salário da Previdência Social, alguns de planos privados, e não precisam mais trabalhar, porque já trabalharam a vida toda.

E se você já começou a fazer as contas de quantos anos vai precisar trabalhar pra chegar lá, pode parar. A nossa geração vai ter um destino um pouco diferente, porque a população do Brasil está envelhecendo! Isso quer dizer que as pessoas mais velhas estão vivendo mais. E quanto mais idosos existem, mais o governo precisa pagá-los sem receber seus serviços, isso sem contar os custos com tratamentos médicos.

O sistema previdenciário foi inventado nos EUA. Lá, os beneficiados seriam as pessoas com mais de 65 anos. Mas a expectativa de vida era de apenas 62 anos. O brasileiro já espera viver mais de 72! A revista Superinteressante, mostra que o envelhecimento da população vai causar um prejuízo nove vezes maior do que a atual crise econômica está deixando. Imagina?

O “x” da questão

Um país é considerado em fase de envelhecimento quando 15% da população tem mais de 60 anos, ou 65, para países desenvolvidos. Pessoas mais velhas tem menos filhos também. Uma pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) feita no final do ano passado, indica que as mulheres tiveram uma média de 1,83 filho. Contemos um filho apenas ou no máximo dois.

Essa média é menor que a taxa de reposição, que é 2,1, e significa o mínimo de filhos que cada mulher no Brasil deveria ter para que a população seja mantida, dentro de 30 anos. E apresenta ainda que em 2030 nosso país deverá ter seu pico populacional, com aproximadamente 204,3 milhões de pessoas. Mas, logo em seguida, em 2035, já seremos apenas 200,1 milhões.

A Superinteressante ainda diz que em 2020 já começarão a faltar jovens em cargos especializados. O que vai acontecer? Nossos vovôs (que até lá, talvez serão nossos pais) precisarão voltar ao trabalho. Mas para isso não acontecer precisaríamos ter mais filhos. E por que isso não acontece?

Será que Elis estava certa?

Elis Regina cantava: “ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais...”. Mas não é bem assim. A urbanização no Brasil, que começou a crescer a partir dos anos 60, trouxe mais pessoas para viver nas cidades e fez com as mulheres entrassem no mercado de trabalho. Só que a maioria delas além de trabalhar ainda precisa cuidar da casa, o que leva a uma diminuição no número de filhos por falta de tempo para cuidá-los.

A maneira de viver mudou e com os métodos contraceptivos fica mais difícil ter filhos. Apesar disso as mulheres já tem a opção de congelar seus óvulos, assim como os homens podem congelar seu sêmen, quando desejam ter filhos mais tarde. Seja quando estiverem com a vida profissional estável ou até mesmo mais perto da aposentadoria. Porém, talvez agora essa fase de descanso esteja ficando um pouco mais longe, já que, ao que tudo indica, aumente cada vez mais a idade mínima para o descanso merecido depois de tantos anos de trabalho.

1 comentários:

Raul Seixas disse...

Durante a vida inteira eu trabalhei pra me aposentar
Paguei seguro de vida para morrer sem me aporrinhar
Depois de tanto esforço patrão me deu caneta de ouro
Dizendo enfia no bolso e vá se virar

Tá na hora da velhice
Tá na hora de deitar
Tá na hora da cadeira de balanço, do pijama, do remédio pra tomar
Oh! divina providência
E a minha independência

Ah! e minha vida
e minha vida!
Onde é que está?

Postar um comentário

 

CONTATO
Colaboradores Ana Carla Teixeira, Anderson Paes, Camila Rufine, Carlos Karan, Deyse Zarichta, Eduardo Daniel, Emanuela Silva, Emanuelle Querino,
Emmanuel Carvalho, Fabiano Bordignon, Fabrício Espíndola, Francine de Mattos, Gabriel Guedes, Germaá Oliveira, Guilherme Marcon, Isabel Cunha, Kellen Baesso, Manuela Prá, Patrícia Martins, Thiago Antunes, Thiago Schwartz, Tiago Tavares, Valter Ziantoni,Van Luchiari, Vanessa Feltrin, Vitor S. Castelo Branco, Viviany Pfleger

©2010 GeloEmMarte.com Todos os direitos reservados. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seus respectivos autores.