PRIMEIRA PÁGINA | FOTOGRAFIA | SÉRIES | TWITTER | FACEBOOK
Destaque Quitandas e a volta aos tempos românticos Thiago Schwartz


Blog •

quarta-feira, agosto 19, 2009

A velha!

*Eduardo Daniel | www.twitter.com/eduardosdaniel

O Jornal O Esporte ainda era no Edifício Iracema, na Galeria Pio XII, no Calçadão, no Centro de Tubarão, ao Sul de Santa Catarina. Eu ainda era repórter e sócio daquele querido semanário esportivo. Procurava palavras para intitular uma matéria quando Fabiano aparece mais branco que os cabelos do seu Jandir (pai dele):

— Tremedeira! – exclamou esbaforido, estica as duas mãos agitadas e espana as palavras, recém encontradas.

Abre parênteses: O Fabiano, pra quem não o conhece, é um bon vivant, que deve rezar pra Santo Antonio pedindo para continuar solteiro.

Natural de Seara, no Oeste Catarinense, veio parar na Cidade Azul para estudar Jornalismo. Cursamos juntos a faculdade. Já no primeiro dia fomos embora conversando. Eu na minha timidez e panca de revolucionário: barba e cabelo desgrenhado. Ele com pinta de maluco, gorro até a cintura. No momento do trote pulou a janela. Ganhou a turma.

No texto da formatura nos descreveram como amigos inseparáveis. “Se um dia o Fabiano for candidato a prefeito, o Eduardo certamente será o vice”. E uma médium disse que fomos irmãos em outra vida. Mas o fato concreto é que durante seis anos tocamos juntos um jornal. Fecha parênteses.

— O que foi? – perguntei, ao mesmo tempo em que ele chegava à janela para tomar um ar.
— Eu fui ao mercado e tu não imaginas o rolo que deu.

Acomodei-me melhor na cadeira. Cruzei os braços e esperei o pior.

— Quando fui passar no caixa – começou a explicar – tinha uma senhora, toda arrumada, com panca de grã-fina, na minha frente.

Pigarreei. Ele seguiu:

— Depois que a senhora passou suas compras e foi pagar, aconteceu o rolo – instigou e olhou para as mãos, como quem diz: por isso cheguei tremendo.
— Ela roubou alguma coisa? – preocupei-me.
— Não. Disse que não estava encontrando a carteira. Abriu a bolsa, tirou tudo de dentro e nada. A moça do caixa chamou um orientador. Aí a velha olha para trás e diz: “foi ele”.
— Tu? – pulei da cadeira.
— É. Ela disse que eu tinha roubado a carteira. Ainda duvidei e olhei para trás de mim. Não tinha mais ninguém. Gelei.
— Bah, que foda!
— Expliquei que nunca tinha visto aquela senhora e que ela estava enganada. Me controlei pra manter a calma. Nisso já juntou uns curiosos.

Eu não respirava. Numa prova de apneia venceria.

— Mandei então chamar o gerente. Quando ele chegou sugeri que fossemos na casa daquela senhora, que ela deveria ter esquecido lá a carteira.
— E vocês foram até lá mesmo?
— Fomos. Ela mora num prédio na Marcolino Martins Cabral.
— Sei.
— Cada um foi em seu carro. No apartamento, ela convidou para entrar, garantindo que não havia esquecido a carteira. Fiquei na sala. Ela foi para outros cômodos com o gerente e ouvi lá de dentro ela falar: achei.
— Maluca essa velha! E ainda levar vocês para o apartamento...
— Calma – disse Fabiano, mexendo num dos bolsos da jaqueta — aproveitei pra pegar um relógio antigo que estava na estante.

Endureci. Tive vontade de chamá-lo de burro. “Que otário”, pensei, “perdeu a razão”. “Logo tu, tão honesto, tão sério”. Mas ficou entalado. Ele seguiu:

— Na hora que estávamos nos despedindo o relógio despertou...
— Puta merda! – desembuchei.

Ele me olhou sério. Seu rosto se transfigurou. Algum ser parecia querer sair de suas entranhas. Não agüentou. Soltou uma gargalhada como eu nunca havia ouvido antes. Sem entender bulhufas, ele encerrou a cena lutando contra o riso que o encurvava e lhe roubava o ar:

— Aí eu acordei. Estava sonhando!

Outros parênteses para fazer justiça: essa história o próprio Fabiano publicou em sua coluna no Jornal O Esporte e, só porque nesta semana ele faz aniversário, lembrei deste momento com algumas licenças poéticas. Parabéns meu velho e caro amigo! És um monstro! Fecha parênteses.

1 comentários:

Vesoloski disse...

Boa!!

Postar um comentário

 

CONTATO
Colaboradores Ana Carla Teixeira, Anderson Paes, Camila Rufine, Carlos Karan, Deyse Zarichta, Eduardo Daniel, Emanuela Silva, Emanuelle Querino,
Emmanuel Carvalho, Fabiano Bordignon, Fabrício Espíndola, Francine de Mattos, Gabriel Guedes, Germaá Oliveira, Guilherme Marcon, Isabel Cunha, Kellen Baesso, Manuela Prá, Patrícia Martins, Thiago Antunes, Thiago Schwartz, Tiago Tavares, Valter Ziantoni,Van Luchiari, Vanessa Feltrin, Vitor S. Castelo Branco, Viviany Pfleger

©2010 GeloEmMarte.com Todos os direitos reservados. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seus respectivos autores.