Detalhe da Lupa Capitolina, loba que supostamente
amamentou Rômulo e Remo
As figuras de túnicas, togas e chinelos retratadas nos filmes épicos sobre o Império Romano, nos permitem uma transmutação ao, em latim, senatus. O senado mater, que teve como origem os conselhos dos anciões, é a mais antiga assembléia política de Roma. A etimologia da palavra senado tem na genética o termo senex, que significa: velho, idoso.
•••
Amúlio obriga a princesa Réia Sílvia a tornar-se uma Vestal (sacerdotisa virgem) e a fazer o voto de castidade. Enamorada de alguém ao qual a mitologia romana suspeitosamente chama de deus Marte, Réia Sílvia comete um decoro e quebra os votos virginais.
Deste ato secreto e sacana nascem os gêmeos Rômulo e Remo. O rei Amúlio, possesso, ordena a morte dos pequenos italianinhos, mas o servo destinado ao sacrifício tem pena das crianças e antecipando algum conto de fadas moderno, as lança nas águas do Rio Tibre. Entre os montes Palatino e Capitolino, nas margens do Rio Velabro, a cesta com os irmãos é encontrada.
Ao contrário do que nos ensina a história maquiada, é provavelmente uma prostituta e não uma loba que amamenta Rômulo e Remo. Na época, as donas da profissão mais antiga da humanidade eram chamadas de lupa, expressão retirada de lupanar (bordel). É possível, portanto, que tenha sido uma meretriz a oferecer suas tetas fartas para os irmãos se locupletarem. Curiosamente, o nome da estátua da loba com Rômulo e Remo é Lupa Capitolina.
Depois desta calorosa e tentadora acolhida, o pastor Fáustulo os encontra e junto com a esposa Aca Larência cria Rômulo e Remo como filhos.
Quando os gêmeos descobrem a nobre origem, retornam a Alba Longa, matam Amúlio e devolvem o trono ao avô Numitor. No local, os irmãos decidem fundar outra cidade. Após uma disputa terrível, Rômulo derrota Remo e batiza de Roma, uma corruptela do seu próprio nome, a capital da Itália.
•••
Cerca de três mil anos depois, tem um senador imortal, dono de muitas tetas e protetor de muitos Rômulos e Remos, acusado de desviar recursos, empregar protegidos e parentes, que batiza ruas, cidades, hospitais, praças, etc, com o seu sobrenome, imune e tranquilo em um Estado nordestino aonde sua família milionária é dona de quase tudo e a unidade federativa é a líder nacional em subdesenvolvimento.
Coincidentemente, a pizza tão apreciada ao final de toda CPI (Calabresa, Portuguesa, Italiana, como diria Zé Simão), é outra herança marcante que os habitantes da “velha bota” trouxeram para o paraíso subequatorial.
0 comentários:
Postar um comentário