PRIMEIRA PÁGINA | FOTOGRAFIA | SÉRIES | TWITTER | FACEBOOK
Destaque Quitandas e a volta aos tempos românticos Thiago Schwartz


Blog •

segunda-feira, julho 19, 2010

Ensinamentos para a vida

*Gabriel Guedes | www.twitter.com/gabrielzguedes

Em um movimentado cruzamento de ruas, o semáforo alterna do verde para o amarelo. O motorista de um carro, apressado, dá uma buzinada ao condutor do veículo da frente para que acelere, antes que a sinaleira mude para o vermelho. Incomodado, o motorista que levou o buzinaço faz um gesto nada educado. O que fez o barulho, provocado, para o carro e parte para o soco. O outro arranca um pedaço de madeira de um cavalete da rua e tenta espancar o primeiro. O lamentável episódio, acontecido no Centro de Porto Alegre na última semana, me faz remeter o tal do "homem moderno" ao "tempo da pedra", onde tudo era conseguido na base caça e luta, feito animais.

Não seria nada estranho, claro, se não estivéssemos em 2010.A vida humana, aos poucos, perde seu valor. Ou melhor, este valor está sendo substituído por virtudes que não refletem na mínima dignidade que cada um de nós merece. Hoje, há quem viva permeado pela ganância e egoísmo, passando por cima dos outros sem dó nem piedade. Um verdadeiro vale tudo.

Precisamos lembrar de nossas origens. Ter um referencial. Não aquele, do tempo da pedra, mas os de nossos avós e pais, da família. Me lembro de dona Maria, minha avó. Moradora de Erechim e funcionária de uma escola estadual, não deixava de ir trabalhar mesmo sob frio, chuva e neve. Sempre alegre, mas nem por isso menos rigorosa, cobrava de mim os "obrigados" até quando as pessoas me davam um mandolate. Em nossas conversas, também sempre me falava que o trabalho faz bem e que a educação é fundamental para ser um grande homem. Em meio a todas estas lições, ainda guri, era brindado por ela com um mate-doce e leite.

Relembrar de momentos assim soa nostálgico. Mas é necessário recordar histórias e conselhos, de que nada cai do céu e sim, é fruto de muito trabalho, e sobretudo também, das lições de respeito e educação com o próximo. São ensinamentos para a vida e que, de alguma forma, precisa ser repassado cedo às crianças, dentro da própria família, se quisermos ter cidadãos civilizados no futuro.

Este artigo foi publicado no Jornal NH (Novo Hamburgo, RS, Brasil) de 17 de julho de 2010

0 comentários:

Postar um comentário

 

CONTATO
Colaboradores Ana Carla Teixeira, Anderson Paes, Camila Rufine, Carlos Karan, Deyse Zarichta, Eduardo Daniel, Emanuela Silva, Emanuelle Querino,
Emmanuel Carvalho, Fabiano Bordignon, Fabrício Espíndola, Francine de Mattos, Gabriel Guedes, Germaá Oliveira, Guilherme Marcon, Isabel Cunha, Kellen Baesso, Manuela Prá, Patrícia Martins, Thiago Antunes, Thiago Schwartz, Tiago Tavares, Valter Ziantoni,Van Luchiari, Vanessa Feltrin, Vitor S. Castelo Branco, Viviany Pfleger

©2010 GeloEmMarte.com Todos os direitos reservados. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seus respectivos autores.